sexta-feira, 25 de julho de 2014

Animais brasileiros em extinção

O Brasil é o país com maior biodiversidade de espécies no mundo, junto com a Indonésia. Nosso país conta com a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga, a Mata Atlântica e os Pampas. Esses seis biomas, tão diferentes, oferecem habitats distintos e permitiram o surgimento de novas espécies durante a evolução.

No entanto, a Mata Atlântica já perdeu mais de 90% de sua área original, o Cerrado cede espaço para a soja e para cana-de-açúcar. Na Amazônia uma área equivalente ao estado do Sergipe é desmatada a cada ano e a Caatinga e o Pantanal sofrem modificações em sua paisagem.

Muitas espécies sentem essa perda de habitat e algumas acabam extintas. Assim o Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Biodiversistas elaborou o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, lançado em 2008, que lista 627 espécies brasileiras ameaçadas de extinção, com base nos critérios utilizados pela União Internacional para Conservação da Natureza, na sigla em inglês IUCN.

Segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, 13% dos anfíbios, 10% dos mamíferos, 17,8% das borboletas, 19% das plantas e 21% dos peixes se encontram aqui.

A estimativa é que existam cerca de 1,8 milhões de espécies no Brasil, mas somente 10% são conhecidas pela ciência. A taxa de descrição de novas espécies brasileiras é de cerca de 1500 por ano.

Hoje, reservas e projetos de conservação lutam para preservação de alguns animais ameaçados de extinção no Brasil. Mas ações menos, pontuais, como o investimento em recursos renováveis, ajudaria a salvar essas espécies que têm direito à vida tanto quanto nós.


Ararinha Azul (Cyanopsitta spixii)
Vista pela ultima vez na Caatinga em 2000. Hoje cerca de 60 indivíduos sobrevivem espalhados em zoológicos e coleções particulares. Programas de reprodução em cativeiro tentam salvar a espécie e reintroduzi-la ao seu habitat.
EXTINTA NA NATUREZA


Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus)
O famoso Fuleco mascote da copa!
Só existe no Brasil e sua espécie é VULNERÁVEL


Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
Espécie VULNERÁVEL


Galito (Alectrurus tricolor)
Espécie VULNERÁVEL


Uacari-branco (Cacajao calvus)
Acredita-se que toda a população esteja restrita à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (REDESM).
Espécie VULNERÁVEL


Macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus)
Espécie em PERIGO


Mico-leão-dourado (leontopithecus rosalia)
Hoje a população de aproximadamente mil indivíduos se mantém estável, em pequenas manchas de Mata Atlântica, mas a possibilidade de crescimento é pequena.
Espécie em PERIGO


Muriti-do-norte (Brachyteles Hypoxanthus)
O maior primata da América Latina.
Espécie CRITICAMENTE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

Estes são apenas alguns das centenas especies que estão cada vez mais ameaçadas. Vamos nos conscientizar, ensinar  a importância da natureza para nossas crianças, nossos adolescentes, nosso futuro.

Uma apelo por um mundo mais verde, com mais cores, afinal de contas a natureza nos proporciona a visão de pinturas vivas, de flores que voam, que cantam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário